O que são acordes?

Acordes são 3 ou mais notas tocadas ao mesmo tempo. Os acordes mais simples são formados por apenas 3 notas (tríades).

  • O acorde “Maior” é formado pelas notas dos graus 1, 3 e 5. Assim, o acorde de C maior (C) é formado pelas notas C, E e G.
  • O acorde “Menor” é semelhante ao Maior, porém a nota do grau 3 é reduzida em meio tom. Assim, o acorde de C menor (Cm) é: C, Eb e G.
  • O acorde “Diminuto” é semelhante ao Menor, porém a nota do grau 5 também é reduzida em meio tom. Assim, o acorde C Diminuto (Cdim) é: C, Eb e Gb.
  • O acorde “Aumentado” é semelhante ao Maior, porém a nota do grau 5 é aumentada em meio tom. Assim, o acorde C Aumentado (C+) é: C, E e G#.
  • O acorde com 7ª (também chamado “Dominante”) é feito adicionando-se a nota do grau 7b ao acorde original. Assim o C com 7ª (C7) é: C, E, G e Bb. Este tipo de acorde é o mais encontrado no Blues, Rock, Country e Pop.

 

Acordes mais usados:

Os acordes mais utilizados em uma canção são os do grau 1, 4 e 5. Ou seja, se o tom da música é C, os acordes mais utilizados serão C (CEG), F (FAC) e G (GBD). Freqüentemente os acordes são utilizados com acréscimo da 7ª. Ex: C (CEGBb).

C (Dó Maior)

Considere uma gaita em C. Soprando nos orifícios 1 2 3 ou 4 5 6 ou 7 8 9 você tem as notas C E G, que formam o acorde de C maior. Na 1ª posição o acorde de C maior é a tônica ou fundamental ou acorde I da escala de C. Em 2ª posição o acorde de C maior é a sub-dominante ou acorde IV da escala de G, o qual é parte da progressão de Blues I, IV, V.

G (Sol Maior)

Nos orifícios 2 3 4 aspirados você tem as notas D, G e B, que formam o acorde de G maior. Na 1ª posição o acorde de G é a dominante ou acorde V da escala de C. Na 2ª posição o G é o acorde fundamental ou acorde I.

G7 (Sol com Sétima)

Aspirando nos orifícios 2 3 4 5 temos as notas G, B, D e F, que é o acorde G7. A 7ª nota adiciona um colorido especial ao acorde maior e é usado muito freqüentemente no blues, rock e country.

Dm (Ré Menor)

Aspirando nos orifícios 4 5 6 ou 8 9 10 produzimos as notas D, F e A, que formam o acorde de Dm. As quatro notas aspiradas entre os orifícios 3-6 ou 7-10 são B, D, F e A, que é um acorde de Bm7b5. Note que este acorde é o mesmo Dm com a 6ª adicionada (chamado Dm6), mas em uma inversão diferente – ao invés da 6ª (B) ser a nota mais alta do acorde, ela é a mais baixa.

Acorde Parciais

A diatônica pode tocar apenas estes poucos acordes. Muitas vezes, gaitistas tocam “acordes parciais” consistindo de apenas 2 notas, uma vez que o acorde inteiro não está disponível. Por exemplo, o acorde Em cujas notas são E G B não existe em uma gaita em C. Mas soprano nos orifícios 2&3, 5&6 ou 8&9 temos as notas E&G, as duas primeiras do acorde de Em. Similarmente o acorde de F é F A C, e não existe na gaita – mas as notas F&A estão nos orifícios 5&6 e 9&10.
Uma observação: o 3º grau da escala (a nota do meio na tríade) controle se o acorde soa como Maior ou Menor, e determina o tom. Algumas vezes a 3ª é deixada de fora do acorde, o que resulta em um efeito meio estranho, pois a nota que determina se o acorde é maior ou menor não é ouvida. Porém, quando há outros instrumentos tocando junto, como uma guitarra, baixo ou teclado, eles determinam a impressão geral do som e pode-se tocar os acordes incompletos.

Acordes Quebrados

Uma outra técnica pode ser usada para simular acordes que não existem na gaita é toca-los em partes. Usando o exemplo do Em, você pode soprar no 5&6 que são E&G, e depois aspirar no 7 que é a nota B. Muitas outras combinações são possíveis. Curiosidade: esta técnica é muito usada no Violino, que não produz mais de 2 notas simultâneas. Finalmente, um acorde quebrado pode ser tocado uma nota por vez, o que chamamos de arpejo.

acordes gaitistarb  

27 Comentários
  1. Avatar
  2. Avatar
  3. Avatar
  4. Avatar
  5. Avatar
  6. Avatar
  7. Avatar
  8. Avatar
  9. Avatar
  10. Avatar
  11. Avatar
  12. Avatar

Deixe um comentário para Rodrigo Brasileiro Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *