Qual tipo de gaita comprar? Algumas dicas!

O tipo de gaita que você deverá comprar dependerá inicialmente do tipo de música que você deseja tocar. Veja a asseguir:

Obs1.: Não é obrigatório seguir esta ordem;

Obs2.: Todas as gaitas citadas são da marca HERING;

Se você deseja tocar os estilos: Blues, Country, Rock, a gaita mais adequada seria a gaita Diatônica, a famosa gaita de Blues:

CORPO DE MADEIRA:

• Vintage Harp;• Delta Blues ;• Master Blues de Madeira;

 diatonica madeira gaitistarb

EMBOCADURA PESADA:

• Hering Blues;• Golden Blues;• Black Blues;

embocadura pesada gaitistarb

 EMBOCADURA LEVE:

• Super GIG;• Free Blues;• Master Blues;• Super 20;

 embocadura leve gaitistarb


Se você deseja tocar os estilos: MPB, Jazz, Clássico, a gaita mais adequada seria a Gaita Cromática:

• Cromática Barítono 48 vozes:

• Cromática 48 vozes:

• Cromática Deluxe 64 vozes:

• Cromática 64 vozes:

cromaticas gaitistarb


Se você deseja tocar os estilos: Folclórico, Regional, a gaita mais adequada seria a gaita Oitavada e Trêmula:

• Seductora;

• Melodiosa;

• Vencedora;

 oitavadas gaititarb


Só lembrando, que não é obrigatório você tocar Jazz, MPB com uma gaita Cromática, Blues com uma gaita Diatônica, ou alguma música Folclórica com uma Trêmula ou Oitavada, as gaitas com estilos citados a cima são apenas sugestões.

OBS: muitas pessoas procuram gaitas para tocar com o grupo de louvor da igreja. Para esse tipo de música, eu particularmente recomendo a gaita cromática, por ser mais versátil e possuir um timbre mais suave.


As gaitas diatônicas dividirão em dois tipos de embocadura, leve e pesada.

O que seria embocadura leve e pesada? Quando você vai fazer a embocadura na gaita e sente que a gaita, o bocal, é fino, falamos que é embocaruda leve, ou fina, mas quando sentimos que a gaita, o bocal, é grosso, para fazer a embocadura parece que a boca fica mais aberta, falamos que é embocadura pesada, ou grossa.

As gaitas de embocadura leve serão para gaitistas que gostam de tocar mais “suavemente”.

As gaitas de embocadura pesada serão para gaitistas que gostam de tocar mais “forte”.

Vemos que gaita com corpo de Plástico tem uma resposta mais rápida que a gaita de Madeira, mas a gaita de Madeira tem um som mais aveludado, que lhe possibilita maior pressão também!

Lógico que muita coisa depende da sua pegada, embocadura!

Repare que se você soprar muito forte na sua gaita com embocadura leve, ela estragará facilmente, se você estraga muita gaita assim, “pode-se” falar que sua embocadura é do tipo pesada e, se você soprar “leve d+” na sua gaita com embocadura pesada as notas sairão fracas, “pode-se” falar que sua embocadura é do tipo leve. Por isso é ideal que escolha a gaita que mais lhe de conforto na hora de tocar.

Qual tom de gaita comprar?

As gaitas diatônicas são oferecidas em diferentes tons. Se você toca sozinho, sem acompanhamento de outro instrumento, pode usar qualquer tom de gaita que você queira. Mas se você toca acompanhado de outros instrumentos, você deve usar uma gaita “adequada” para tocar no mesmo tom em que estão tocando os outros instrumentos.

Por esse motivo é que os gaitistas profissionais usam diversas (geralmente 12) gaitas diatônicas. Além disso, se você tentar aprender a tocar um solo de gaita, de ouvido (ouvindo uma gravação), irá precisar de uma gaita no mesmo tom que o gaitista usou para gravar.

Para quem não vai tocar acompanhado, recomenda-se o tom C (dó). Pois é o tom médio (nem muito grave, nem muito agudo). Para quem vai tocar acompanhado, ou quer tirar solos de ouvido, os tons mais usados são: G, A, C e D.

Uma gaita cromática em DÓ pode ser usada para tocar em qualquer tom.

  

Algumas dicas…

O furo 2 está com defeito?

É normal, no início do aprendizado, o som do orifício 2 aspirado sair estranho. Isto se deve à maneira incorreta de aspirar. Você deve aspirar com mais suavidade. Com o tempo você aprende a controlar a pressão do sopro, e o som sai perfeito.

Gaita é Trombeta?

Não, gaita não é trombeta. Por isso você não deve soprar com força. Sopre com suavidade, só com o “bafo”. Se você soprar (ou aspirar) com muita força, irá desafinar e até mesmo quebrar as palhetas de sua gaita. Se você for cuidadoso, sua gaita pode durar muitos anos.

Não posso tocar mais alto?

Claro que pode. Use um microfone.

Gaita se empresta?

Não. Gaita é como escova de dente. Não se deve emprestar, nem pegar emprestada, por questão de higiene.

Cuidados antes de tocar:

Se você comeu algo, procure escovar os dentes antes de tocar sua gaita, pois partículas de alimento podem ser lançada dentro da gaita, e atrapalhar o seu funcionamento.

Cuidados depois de tocar:

Depois de tocar, bata o bocal da gaita contra a palma de sua mão para retirar o excesso de saliva, deixe a gaita secar por alguns minutos e guarde-a dentro de sua caixinha, onde ela estará protegida contra a poeira.

53 Comentários

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *