O que são os bends e como fazê-los

Bend é o efeito usado para produzir o som característico da gaita blues, que alguns chamam de “chorada” ou “dobra”.

O bend é aplicado mais frequentemente às paletas que são aspiradas, mas é possível também nas sopradas. Os orifícios que podem produzir o bend quando aspiradas são o 1,2,3,4 e 6. Os orifícios que podem produzir o bend quando sopradas são o 8, 9 e 10. Para iniciantes tente dobrar as notas baixas primeiramente, assim, é mais fácil dobrar uma aspirada 3 do que uma soprada 8.

Certifique-se que seus lábios estão bem lubrificados e a harmônica está corretamente posicionada em sua boca.

Enquanto estiver aspirando o ar através do buraco (uma boa e longa aspirada) mude a pressão do ar que passa pela harmônica.

Uma maneira fácil de naturalmente aumentar o fluxo de ar é deixar o queixo cair um pouco enquanto aspira, mantendo bastante ar em volta de um único buraco.

Eu sugiro aos meus alunos que digam a palavra “Yawwww” ou “RRrrrrrr” enquanto aspiram o ar, isto provoca uma queda natural do seu queixo.

Pratique por um tempo até perceber que entoou a nota mais baixa. Então veja se pode baixar e aumentar a nota.

Uma vez que tenha aprendido a utilizar os recursos de um bend confortavelmente, então estará pronto para incluir esses acordem em qualquer música que desejar.

Outros autores ensinam outra técnica de se obter um bend. Comece aspirando suavemente no orifício 3 até obter uma nota límpida. Então abaixe ligeiramente sua mandíbula e leve sua língua para trás, em direção à garganta. Isso fará com que a paleta se flexione, alterando o som e reduzindo o tom da nota.

bends gaitistarb

Note que no orifício 3 podem ser obtidos 3 bends. Passando de B para Bb, A e Ab. Ou seja, 3 intervalos de meio-tom. Outros orifícios produzem bends de 1 ou 2 intervalos de meio-tom e o orifício 5 não produz bend algum.

“Ouça” um exemplo dos bends:

-1′, -2′-2”,-3′-3”-3”’,-4′,-6′

8′, 9′, 10’10”

Assista os vídeos abaixo para uma melhor compreensão:

    

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *