Straight Harp e Cross Harp

O que significa Straigth Harp e Cross Harp ?

Uma gaita é fabricada para tocar em um determinado tom. Por exemplo, se você está acompanhando um guitarrista e a música está no tom de “C”, a Gaita também deve estar no mesmo tom. Por este motivo é que a Gaita está disponível em todos os diferentes tons.

Contudo, é possível tocar uma única gaita em mais de um tom usando um método conhecido como “Cross Harp”. Este estilo é o preferido pelos gaitistas de Blues. Hoje muitos gaitistas não tocam a gaita da forma que ela foi originalmente desenvolvida para ser tocada.

Embora seja possível tocar em muitos tons em qualquer harmônica usando as várias posições, muitos gaitistas usam apenas as três primeiras.

Abaixo vou mostrar inicialmente as 2 primeiras.

Straight Harp (1ª Posição)

  • predominância de notas sopradas
  • usa uma gaita em C para tocar em C

A Gaita foi originalmente desenvolvida para tocar músicas folclóricas simples do século XIX e seu layout de notação era adequado a esse propósito. O estilo original de tocar, conhecido como Straigth Harp, é apropriado para tocar melodias simples, músicas folclóricas e vários outros tipos de música que seguem por linhas melódicas exatas. O Straigth harp usado ainda hoje por muitos gaitistas, mas devido à simplicidade de seu som, não é tão popular quanto o “Cross Harp”.

Cross Harp (2ª Posição)

  • predominância de notas aspiradas
  • usa uma gaita em C para tocar em G

A evolução da música introduziu o Blues, o Rock e o Country. Todas essas novas formas de música trouxeram a necessidade de uma maior expressividade. Gaitistas começaram a experimentar e descobriram que quando eles usavam primordialmente notas aspiradas, um tipo diferente de som era obtido.

Isso resultou em um novo e mais fluido estilo de tocar, conhecido como Cross Harp. 90% dos gaitistas de hoje usam o Cross Harp no Blues, Rock, Country e no Pop.

O Cross harp é mais expressivo por causa de um tipo diferente de “escala de blues” que está disponível muito mais nas notas aspiradas, onde podem ser feitos bends.

cross harp-gaitistarb

É preciso recorrer à tabela para saber qual Gaita utilizar para tocar uma determinada música em Cross Harp.

Para evitar este trabalho a Lee Oskar possue uma linha de Gaitas chamada Melody Maker desenvolvida especialmente para tocar em Cross Harp. Estas Gaitas tem algumas notas diferentes das comuns e já vem com a indicação do tom para tocar em Cross Harp. Por exemplo, uma Melody Maker em G, é equivalente a uma gaita comum em C. Interessante, não?

Determine o tom correto da Gaita a ser usada simplesmente olhando o layout de notas.

1º buraco soprado é o Tom Straight Harp

(1ª posição)

Tocando em Straigth Harp:

Use uma Gaita em C para tocar em C

2º buraco aspirado é o Tom Cross Harp

(2ª posição)

Tocando em Cross Harp:

Use uma Gaita em C para tocar em G

Ou seja, para saber o tom da musica para o tom da gaita é só contar 4 notas, por exemplo música em A, deve-se usar a gaita em D(utilizando a 2ª posição). Agora se você quer saber da gaita para o tom da música é só contar 5 notas, por exemplo gaita em D a música deve estar em A.

 

um Comentário

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *