Cromatização na Gaita Diatônica
|Posso tocar a gaita diatônica em qualquer tom? Tenho que comprar em todos os tons para tocar qualquer música?
Essas são apenas algumas perguntas das milhares que já recebi…
Antigamente nossa gaita diatônica só era vista para se tocar em no máximo 3 posições(tons), como por exemplo, caso tenha uma gaita em dó, poderia tocar apenas em C (1ªposição), G (2ªposição) e Dm (3ªposição). Para entender melhor veja a aula sobre Cross Harp. E todos sabemos que a gaita cria brilho quando se faz isso, tocar em outras posições. Aquelas choradas…timbres maravilhoso…escalas frenéticas…tudo isso é possível porque estamos tocando em 2ª posição!
Porém algumas pessoas não queriam ficar limitadas em posições e começara a fazer um grande estudo sobre como mudar isso.
Temos grandes nomes envolvido nessa técnica como Howard Levy, Otávio Castro e outros…
E que técnica é essa?
É a mesma ideia do bend/overbend, porém o Bend é feito aspirando do 1 ao 6 e o Overbend é feito soprando do 8 ao 10. A novidade foi a seguinte, Overblow do 1 ao 6 soprado e o Overdraw do 7 ao 10 aspirado, com isso, utilizando as 4 tecnicas (Bend/Overbend e Overdraw/Overblow), conseguiremos cromatizar toda nossa gaita, as 3 oitavas!! Ou seja, com apenas uma gaita em C conseguiremos tocar em qualquer tom!!
No início era possível realizar essa técnica apenas customizando a gaita. Os primeiros tiveram que customizar suas próprias gaitas, hoje temos Luthiers que fazem isso para nós.
Mas a comunidade ficou tão interessada nesse tema que algumas empresas estão comercializando gaitas já preparadas de fabrica. Quem começou foi a Suzuki com o modelo Sub-30 , porém ao tamanho avantajado da mesma não foi tão aceita pelo público. A Hering conseguiu lançar alguns modelos com o mesmo tamanho e design da diatônica, ai sim pegou!!
Claro que hoje, se você comprar uma gaita TOP, digo TOP mesmo, de qualquer marca, você até consegue realizar alguns overblows/overdraws, porém não com a facilidade e desenvoltura de uma gaita preparada de fábrica ou customizada!! Fica a dica 😉
Essa técnica ainda não pegou por completo por ser um pouco difícil de se aplicar com desenvoltura, porém vem crescendo fortemente no Brasil e mundo a fora!!
Muito bom. Não conhecia este tipo de cromatização da diatônica.
Show! Pois é…tem muita coisa bacana chegando para nos!!
Professor a gaita suzuki promaster valvulada também cromatiza?
Bom dia! Já sou músico, toco guitarra e violao, e estou me aventurando no universo da gaita. Já tenho uma pequena noção, mas dei uma grande burrada comprando uma dolphin pocket blues haha. Estou olhando uma outra gaita que eu possa usar posteriormente para gravar em estúdio. Seria interessante já comprar esse modelo?
Opa mas que bacana Jean, seja muito bem vindo!!!
hehe normal meu amigo…
Não…essa gaita não é boa para gravar no studio pq vaza muito ar…falo da Dolphin..
ah…agora que vi que escreveu nesse artigo de cromatização hehe…pode ser alguma dessas sim..são excelentes
Gostaria de mais informações sobre customizaçao! To aprendendo a um ano já sei algumas coisas!
Então…eu particularmente não posso te falar a fundo pq não sou customizador…não manjo dessa área…mas vale d+ ir a fundo para aprender a melhorar sua gaita…
Comprando uma gaita cromática, posso mudar os tons dela?
Não necessito comprar em outros tons?
pode sim, através da chave