Cromatização na Gaita Diatônica

Posso tocar a gaita diatônica em qualquer tom? Tenho que comprar em todos os tons para tocar qualquer música?

Essas são apenas algumas perguntas das milhares que já recebi…

Antigamente nossa gaita diatônica só era vista para se tocar em no máximo 3 posições(tons), como por exemplo, caso tenha uma gaita em dó, poderia tocar apenas em C (1ªposição), G (2ªposição) e Dm (3ªposição). Para entender melhor veja a aula sobre Cross Harp. E todos sabemos que a gaita cria brilho quando se faz isso, tocar em outras posições. Aquelas choradas…timbres maravilhoso…escalas frenéticas…tudo isso é possível porque estamos tocando em 2ª posição!

Porém algumas pessoas não queriam ficar limitadas em posições e começara a fazer um grande estudo sobre como mudar isso.

Temos grandes nomes envolvido nessa técnica como Howard Levy, Otávio Castro e outros…

E que técnica é essa?

É a mesma ideia do bend/overbend, porém o Bend é feito aspirando do 1 ao 6 e o Overbend é feito soprando do 8 ao 10. A novidade foi a seguinte, Overblow do 1 ao 6 soprado e o Overdraw do 7 ao 10 aspirado, com isso, utilizando as 4 tecnicas (Bend/Overbend e Overdraw/Overblow), conseguiremos cromatizar toda nossa gaita, as 3 oitavas!! Ou seja, com apenas uma gaita em C conseguiremos tocar em qualquer tom!!

overblowdraw

No início era possível realizar essa técnica apenas customizando a gaita. Os primeiros tiveram que customizar suas próprias gaitas, hoje temos Luthiers que fazem isso para nós.

 

Mas a comunidade ficou tão interessada nesse tema que algumas empresas estão comercializando gaitas já preparadas de fabrica. Quem começou foi a Suzuki com o modelo Sub-30 , porém ao tamanho avantajado da mesma não foi tão aceita pelo público. A Hering conseguiu lançar alguns modelos com o mesmo tamanho e design da diatônica, ai sim pegou!!

cromatização gaitistarb

Claro que hoje, se você comprar uma gaita TOP, digo TOP mesmo, de qualquer marca, você até consegue realizar alguns overblows/overdraws, porém não com a facilidade e desenvoltura de uma gaita preparada de fábrica ou customizada!! Fica a dica 😉

Essa técnica ainda não pegou por completo por ser um pouco difícil de se aplicar com desenvoltura, porém vem crescendo fortemente no Brasil e mundo a fora!!

rede sociais GAITISTARB

3 Comentários

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *