Funcionamento da Harmônica

Já conhecemos a história da nossa querida harmônica, caso não conheça, basta clicar AQUI. Agora é hora de aprender sobre seu funcionamento.

Nossa harmônica é um instrumento de palheta livre, assim como o sheng, acordeon, bandoneón, entre outros.

 

palhetas livre gaitistarb

 

 

palheta livre gaitistarb

Instrumentos de palheta livre são instrumentos musicais aerofones cujo som é produzido pela vibração de palhetas dentro de uma fresta. 

 

 

gaita gaitistarb

 

Diferentemente destes instrumentos, não é um fole que força o ar através das palhetas, mas sim nossa ação de soprar e aspirar.

 

As palhetas são finas lâminas retangulares de metal (Latão/Bronze) que são montadas sobre uma placa de suporte. Para cada palheta, existe na placa uma fresta com o tamanho exato para que a palheta possa se movimentar livremente dentro dela sem que haja folgas. Cada gaita possui duas placas de palhetas que são montadas sobre um corpo em forma de pente, que pode ser feito de plástico, madeira, alumínio, composto ou acrílico. A função desta peça é direcionar o ar individualmente para cada palheta. Quando o conjunto é montado cada furo do pente fica com uma palheta em sua parte superior e outra na parte inferior.

gaita desmontada gaitistarb

 

 

palheta 1 gaitistarb

A palheta tem tamanho igual ao furo da placa, que fica praticamente vedada quando a palheta está em repouso.

palheta 2 gaitistarb

Quando o gaitista sopra ou aspira o ar, o orifício direciona o ar que empurra a palheta.

palheta 3 gaitistarb

A palheta se curva, permitindo que o ar passe pela fresta aberta. Isso diminui a força do ar e a força elástica da palheta começa a empurrá-la na direção oposta.

palheta 4 gaitistarb

Por inércia, a palheta vibra em direção oposta ao fluxo do ar

 

palheta 5 gaitistarb

Novamente volta a fechar a fresta reiniciando o ciclo.

A amplitude total do movimento da palheta é determinada pela intensidade do sopro ou aspiração. A frequência sonora é definida pelo tamanho e pela massa da palheta, por isso cada uma tem o tamanho diferente das demais.

 

 

2 Comentários

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *